Caso #85 Ruptura do ligamento colateral ulnar do cotovelo
História clínica: capoeirista do sexo feminino, de 32 anos, com dor na região medial do cotovelo esquerdo há 15 dias. Refere parestesia na região medial do antebraço e no 4°· e 5°· dedos.
Paciente refere que durante um movimento de estrela sem as mãos, decidiu apoiar a mão no solo, quando teve a sensação de "hiper-extensão" do cotovelo, com dor súbita, que a impediu de continuar a atividade.
Hipóteses diagnósticas: lesão do ligamento colateral medial e lesão condral.
Exame solicitado: ressonância magnética do cotovelo esquerdo
(b) Edema intra-muscular no pronador redondo (seta).
Edema ósseo medular no côndilo umeral lateral.
b.
(c) Indefinição da banda posterior do ligamento colateral medial (seta).
Moderado derrame articular (seta preta).
c.
(d) Significativa heterogeneidade de sinal na região da banda anterior do ligamento colateral medial (seta branca), com edema dos planos gordurosos adjacentes e ao redor do nervo ulnar (seta cinza), que se apresenta de aspecto preservado.
d.
(e)
Edema intra-muscular no flexor superficial dos dedos (seta branca) e no braquial (seta cinza).
e.
Diagnósticos: ruptura do ligamento colateral medial (ulnar); contusão óssea no capítulo e côndilo lateral do úmero; estiramentos musculares (m. pronador redondo, m. flexor superficial dos dedos e m. braquial); edema dos planos gordurosos circunjacentes ao nervo ulnar e moderado derrame articular.
Comentários: o mecanismo de lesão deve ter sido o estresse em valgo do cotovelo, que causou a lesão ligamentar medial e a contusão óssea lateral. Os sintomas relacionados ao nervo ulnar podem ter relação com o processo inflamatório ao redor do nervo, pelo trauma.