Significativo espessamento heterogêneo da porção distal do tendão calcâneo, com imagens de fragmentos ósseos intra-substanciais. Focos de hiper-sinal intra-substanciais. Líquido/edema nas bursas retrocalcaneanas superficial e profunda e edema do peri-tendão calcâneo (a, b).
Presença de os trigonum e esporão posterior no calcâneo (c).
c.
d.
e.
Ressonância magnética, cortes transversais (d, e)
Espessamento heterogêneo do tendão fibular longo e ruptura parcial do tendão fibular curto, com líquido na bainha sinovial dos tt. fibulares.
Espessamento heterogêneo do tendão calcâneo.
Descontinuidade parcial de espessura completa das fibras distais anteriores do tendão supra-espinal, com intervalo de 9 mm, com pequena quantidade de líquido e comunicação entre a cavidade articular e a bursa subacromial/subdeltoídea (e).
Irregularidade da porção posterior do lábio glenoidal, que se apresenta com redução de suas dimensões e com sinais de destacamento parcial e afilamento da cartilagem articular adjacente. Moderado derrame articular (f).
Espessamento heterogêneo da porção superior do tendão subescapular (f, g).
Osteoartrose acromioclavicular e irregularidade dos contornos ósseos da tuberosidade maior do úmero (h).
g.
h.
Diagnóstico:
Tornozelo: tendinopatia crônica calcárea insercional/entesopatia com pequenas rupturas parciais intra-substanciais e peri-tendinite (bursite retrocalcaneana superficial e profunda). Ruptura parcial longitudinal do tendão fibular curto (split).
Ombro: ruptura parcial de espessura completa do tendão supra-espinal, tendinopatia crônica subescapular, com provável lesão parcial intra-substancial, osteoartrose acromioclavicular, lesão da porção posterior do lábio glenoidal, moderado derrame articular.
Comentários: a presença de moderado derrame articular no ombro conferiu ao exame efeito artrográfico, permitindo diagnóstico da lesão do lábio glenoidal e facilitou a identificação da lesão de espessura completa no tendão supra-espinal.