Indefinição das fibras dos ligamentos cruzado anterior (a) e espessamento heterogêneo do ligamento cruzado posterior (b), compatível com rotura completa. Anteriorização da tíbia. Notar pequeno fragmento ósseo na extremidade distal do ligamento da patela (a), adjacente à tuberosidade anterior da tíbia (sequela de Osgood-Schlatter), achado de exame.
Edema/hemorragia intra-muscular no poplíteo, posteriormente à tíbia (c) e no sóleo, posteriormente à fíbula (d), compatível com roturas parciais. Sinais de desinserção do trato ílio-tibial da tíbia (d). Pode haver avulsão óssea associada do tubérculo de Gerdy.
e.
f.
Ressonância magnética, cortes coronais (anterior para posterior)
Desinserção do trato ílio-tibial da tíbia (e). Pode haver avulsão óssea associada do tubérculo de Gerdy (obs.: radiografias não disponíveis).
Contusão óssea no côndilo femural medial (e, f).
Lesão do canto póstero-lateral:
Indefinição das fibras do ligamento colateral lateral e do tendão do bíceps femural (f, g), onde se observa heterogeneidade difusa de sinal (rotura completa). Importante edema de planos gordurosos.
g.
g.
Ressonância magnética, corte transversal (axial).
Focos de edema/hemorragia intra-muscular no poplíteo e sóleo proximal (origem fibular), caracterizando roturas parciais (h).
Importante edema de planos gordurosos.
h.
g.
Diagnóstico: Rotura completa dos ligamentos cruzado anterior, cruzado posterior e colateral lateral, desinserção do trato ílio-tibial, lesão muscular parcial do poplíteo e sóleo proximal (origem fibular), contusão óssea no côndilo femural medial, derrame articular, edema de planos gordurosos, sequela de Osgood-Schlatter.
Discussão: Este caso exemplifica bem o porquê de se solicitar exame de RM em entorse de joelho. Apesar de a rotura do ligamento cruzado anterior (como outras lesões) poder ser diagnosticada clinicamente, a RM é extremamente útil na detecção de lesões associadas, como por exemplo, quando o objetivo é avaliar o canto póstero-lateral do joelho. Assim, o ortopedista que indicar a artroscopia estará melhor preparado com relação às lesões a serem tratadas.
Avulsão do tubérculo de Gerdy: lesões do trato ílio-tibial, como avulsão, estão relacionadas a lesões de estruturas estabilizadoras laterais do joelho. Outra lesão, a fratura da margem lateral da tíbia (que também acompanha frequentemente as lesões do ligamento cruzado anterior), conhecida por fratura de Segond, ocorre numa região mais posterior e proximal em relação ao tubérculo de Gerdy. Resnick D., Kang HS., Knee, cap. 16, Internal Derangements of Joints., W. B. Saunders.